Retorno ao Esporte após a cirurgia de reconstrução do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

16 / 05 / 2018 | Lesões no Esporte

Um estudo recente realizado na Suécia com atletas de alto rendimento (profissionais) e também com atletas recreacionais (amadores) avaliou o tempo de retorno daqueles que passaram pela cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho (LCA).
Informações muito relevantes foram colhidas afim de melhor orientar médicos e pacientes da real condição de retorno às atividades que estes realizavam antes da lesão que motivou a cirurgia.
Foi observado que apenas 57% dos pacientes operados conseguiram retornar às atividades esportivas antes de completar um ano da cirurgia, mesmo levando em conta que fizeram toda a reabilitação proposta pelos profissionais médicos, fisioterapeutas e educadores físicos. Vários fatores de risco foram identificados para a demora na recuperação daqueles que não conseguiram voltar ao esporte neste período, como a associação de outras lesões à do
LCA, como de meniscos, de cartilagem ou do ligamento colateral medial (LCM). Também interferiram negativamente no retorno precoce ao esporte a idade avançada e a má condição física dos atletas antes da lesão.
Por outro lado, o grupo de pessoas que está mais susceptível a retornar ao esporte antes de um ano da cirurgia de reconstrução do LCA são os mais jovens, aqueles do sexo masculino sem lesões associadas e os que apresentavam melhores condições físicas previamente à cirurgia.
Podemos concluir com base neste e em outros estudos que o bom condicionamento físico é determinante para o retorno precoce às atividades físicas para quem passa por cirurgia do LCA. Da mesma forma a realização do procedimento cirúrgico em até 2 meses da lesão diminui a ocorrência de lesões de meniscos ou de cartilagem, fatores estes relacionados a um maior tempo de reabilitação.

Agende uma consulta com o Dr. Leandro Vidigal

Localização

Clínica Vidigal – Av. Pres. Vargas, 1430, Vila Progresso, Dourados/MS

Telefones

67 3421-4329 | 3422-2277

WhatsApp: 67 99848-2277 (Clique)

Atendimento

Segunda a Sexta | 08h00 às 17h00
Horário de Almoço: 12h00 às 13h00