Ligamento Colateral Medial – Dr. Leandro Vidigal

Joelho > Ligamento Colateral Medial

O ligamento colateral medial é uma estrutura fibrosa, localizada na parte interna (medial) do joelho. É formada por três camadas distintas e tem como funções a restrição da abertura em valgo do joelho, assim como da rotação externa da tíbia em relação ao fêmur. 

As atividades esportivas que mais comumente lesam este ligamento são o futebol, rugby, judô e basquete. Dentre todas as rupturas ligamentares do joelho, esta é a mais frequente.

Imagem Ligamento Colateral Medial
joelho-valgo-esporte

O mecanismo de lesão habitual deste ligamento é como um movimento forçado do joelho em valgo (joelho direcionado para “dentro”). Veja o movimento em valgo na figura ao lado.

Ao apresentar lesão do LCM a pessoa apresenta dor, inchaço e limitação da mobilidade do joelho. Em situações mais graves pode acontecer derrame articular com hemartrose, isto é, acúmulo de sangue na articulação. 

Podemos graduar as rupturas do LCM em três graus, conforme a gravidade:

Grau 1

Ocorre um estiramento das fibras do ligamento, sem descontinuidade do mesmo. Isto ocasiona dor de leve a moderada, discreta limitação da mobilidade articular e tem um período médio de recuperação de 3 semanas. O tratamento requer repouso, compressas com gelo, uso de medicamentos anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia que auxiliam na mais rápida recuperação.

Grau 2

Neste caso ocorre ruptura parcial do ligamento, o que gera dor e inchaço articular mais intensos que o anterior, com limitação da capacidade de locomoção e de mobilidade articular. Geralmente leva de 6 a 8 semanas para recuperação, que requer repouso, compressas com gelo, medicamentos anti-inflamatórios, uso de órtese com restrição de varo/valgo (joelheira com barras nas laterais) e fisioterapia.

 

Grau 3

Ocorre uma ruptura completa do ligamento, com dor e inchaço intensos, derrame articular, impedimento da deambulação habitual e grande limitação de movimentos. Requer um tempo médio de recuperação de 8 a 12 semanas. Para esportistas de alto desempenho é necessário o tratamento cirúrgico com reparo e/ou reforço ligamentar, seguido de um protocolo de reabilitação com uso de órtese, muletas e fisioterapia.

Agende uma consulta com o Dr. Leandro Vidigal

Localização

Clínica Vidigal – Av. Pres. Vargas, 1430, Vila Progresso, Dourados/MS

Telefones

67 3421-4329 | 3422-2277

Atendimento

Segunda a Sexta | 08h00 às 17h00
Horário de Almoço: 12h00 às 13h00

Veja também:

Lesões de Cartilagem

Meniscos

Artrose do Joelho