Joelho > Lesões de Cartilagem

O que são lesões de cartilagem – condromalácia patelar?

Os ossos nas articulações são revestidos por uma “capa” protetora, chamada cartilagem, que tem como funções a absorção de impacto e de forças de tensão. Podem ser danificadas por traumas direto ou indireto (ex: entorse), assim como por microtraumas de repetição, desgate ou por hiperpressão (pressão acima dos níveis tolerados). A lesão da cartilagem articular, também chamada de condromalácia, pode evoluir com o tempo e desencadear a artrose (ou degeneração articular).

lesoes-de-cartilagem-condromalacia-patelar

A condromalácia patelar acomete especificamente o revestimento da patela (antigamente chamada de rótula).  Ocasiona dor, eventualmente inchaço e frequentemente estalidos (ou crepitação) no joelho. Atividades que geram hiperpressão patelar, como subir/descer escadas, agachar, musculação, e esportes de impacto (ex: futebol, vôlei, corridas) são causas rotineiras desta patologia. Existem em muitos casos fatores anatômicos predisponentes – como desalinhamento dos joelhos (“joelhos em X” ou em valgo), malformação do “encaixe” entre a patela e o fêmur, alteração da pisada, hiperfrouxidão ligamentar, dentre outros –   que irão acarretar o aparecimento da condromalácia gradativamente e que consequentemente trarão limitações para a prática de esportes ou para atividades cotidianas, caso não sejam adequadamente abordados.

O tratamento da condromalácia requer, em primeiro lugar, a identificação dos fatores causais. Auxiliam no diagnóstico exames complementares, como radiografias convencionais, tomografias e ressonância magnética. As modalidades de tratamento variam de repouso, modificação de atividades, fisioterapia, uso de joelheiras, infiltrações e até mesmo cirurgia.

Perguntas Frequentes

Quais os principais sintomas da condromalácia patelar?

Os sintomas iniciais da condromalácia patelar são dor na parte da frente do joelho ou na sua região central. Comumente está associada a estalidos ou crepitação ao flexionar ou esticar totalmente a articulação. Intensificação da dor ao subir ou descer escadas, agachar, correr ou permanecer muito tempo sentado com os joelhos dobrados são sugestivos desta patologia. Em fases mais avançadas surgem inchaço e a sensação de “travamento” (bloqueio do movimento).

Como se trata a condromalácia patelar?

Na grande maioria dos casos o tratamento envolve restrição de atividades de impacto (como corridas, esportes com saltos) e modificação de hábitos diários, como agachar e uso frequente de sapatos com salto alto. Geralmente recomendo uso de medicamentos antiinflamatórios e condroprotetores, assim como prescrevo exercícios para alongamento e fortalecimento muscular específicos para cada caso. Eventualmente indico infiltrações articulares com ácido hialurônico e raramente indico cirurgia para condromalácia patelar. Muito cuidado deve se ter ao submeter-se ao tratamento cirúrgico que vem se popularizando, mas que ainda não tem estudos apropriados para recomendar o uso generalizado, com a aplicação articular de plasma rico em plaquetas (PRP) ou de células tronco.

É possível a prevenção da condromalácia patelar?

Em alguns casos específicos a condromalácia patelar é resultante de malformações anatômicas, que resultam em desalinhamento entre os ossos
do joelho. Nestes casos ocorre desgaste da cartilagem patelar invariavelmente. Mas a condromalácia também pode ocorrer em articulações com bom alinhamento entre os ossos em decorrência de atividades de impacto ou por sobrecarga. Com a popularização da corrida de rua e da musculação esta patologia tem se tornado motivo frequente de ida ao consultório. Tenho observado que muitas destas lesões poderiam ser prevenidas com uma orientação mais apropriada por técnicos ou educadores físicos. Pessoas que insistem nestas atividades ainda que estejam com dor e/ou estalidos, principalmente com uma carga intensiva de exercícios, estão sujeitas a lesões irreversíveis que acarretarão artrose (artrose) precoce e limitação funcional permanente.

 

Agende uma consulta com o Dr. Leandro Vidigal

Localização

Clínica Vidigal – Av. Pres. Vargas, 1430, Vila Progresso, Dourados/MS

Telefones

67 3421-4329 | 3422-2277

WhatsApp: 67 99848-2277 (Clique)

Atendimento

Segunda a Sexta | 08h00 às 17h00
Horário de Almoço: 12h00 às 13h00

Veja também:

Lesões do LCA

Meniscos

Artrose do Joelho